top of page

Danie Marcelo de Jesus

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de MT (2000) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Realizou estágio de doutoramento na Universidade de Liverpool na Inglaterra. É professor associado I da Universidade Federal de Mato Grosso. Orienta no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem e é professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Cultura ambos da UFMT. Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Estudos de gênero atuando principalmente nos seguintes temas: discurso em contexto digital, formação de professor, LGBTTI ,diversidades e letramento crítico. Foi vice coordenador do GT da ANPOLL ( Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística) "Linguagem e Tecnologia" no biênio 2014 a 2016. Foi secretário da ALAB (Associação Brasileira de Linguística Aplicada) entre o biênio 2013 a 2015. É segundo secretário da ANPOLL (Associação Nacional de pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística) entre o biênio 2017 e 2018. É lider do GELLTED (Grupo de Estudos em Linguagem, Letramentos,Tecnologia e diferenças) da UFMT. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFMT. Atualmente é 2a secretário da ANPOLL. Em 2013, fez estágio de Pós- doutorado na USP e em 2014 também participou de um estágio de Pós-dutorado na University of Illinois, EUA. É autor em conjunto dom Divanize Carbonieri do livro Práticas de Multiletramentos e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas e também autor em conjunto com Ruberval Franco Maciel. Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente ambos pela Pontes editora.

​

Edna Cristina Muniz da Silva

É professora adjunta do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília. Graduada em Letras-Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade de Brasília (1987); mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (1995) com o trabalho "A coesão em textos produzidos por alfabetizandos adultos"; estágio de doutorado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2005-2006); doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2007) com o trabalho "Gêneros e práticas de letramento no Ensino Fundamental" e estágio de pós-doutoramento no LAEL/PUCSP (2011-2013) com pesquisa sobre a estrutura temática em introduções de artigos científicos. Desenvolve pesquisa na área de Linguagem e Sociedade, linha de pesquisa Discursos, Representações Sociais e Textos, com ênfase no ensino da leitura e da escrita de gêneros textuais baseada na Linguística Sistêmico-Funcional. Atualmente coordena o projeto de pesquisa intitulado LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA E NA VIDA, em que estão sendo descritas as etapas e fases dos gêneros textuais em livros didáticos de língua portuguesa, geografia, história, em textos jurídicos, em discursos políticos e nos exames de larga escala, como o ENEM e o PAS. Atuou como coordenadora do Curso de Letras a Distância (UAB/UnB) de outubro/2008 a fevereiro/2011. É membro-representante da região Centro-Oeste do Brasil na Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL). É lider do grupo de pesquisa LEITURA E PRODUÇÃO DE GÊNEROS NAS PRÁTICAS SOCIAIS, ESCOLARES E PROFISSIONAIS 

Joana Plaza Pinto

Professora Associada da Universidade Federal de Goiás. Mestrado (1998) e Doutorado (2002) em Linguística na Unicamp sob orientação do Prof. Dr. Kanavillil Rajagopalan. Parte dos estudos de doutorado foi realizada na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, 1999-2000), sob a supervisão do Prof. Dr. Jacques Derrida. Conduzo pesquisas em pragmática, gênero e feminismo, com uma abordagem multidisciplinar, principalmente nos seguintes temas: atos de fala, corpo, performatividade, identidade, regimes metadiscursivos, recursos metapragmáticos e migrações. Atualmente sou editora do periódico Signótica (UFG). Fiz parte da coordenação do GT "Práticas Identidades em Lingüística Aplicada", da ANPOLL (gestões 2008-2010 e 2010-2012), e fui membro do Advisory Council da International Language and Gender Association (2013-2015).

​

PALESTRANTES

bottom of page